segunda-feira, 27 de julho de 2009

Você é preconceituoso?

"Professor de Harvard é preso, solto, e acusa polícia de racismo" G1 Notícias


Galera, valeu pelos comentários!!! Nosso blog é novinho, mas os seguidores já chegaram (tipo, fama). Queremos, debater sobre nosso próprio comportamento, afinal mudar o comportamento é uma forma de mudar o mundo.


"Henry Louis Gates Jr. foi detido dentro da própria residência.
Vizinha chamou polícia após ver o professor tentar arrombar porta da casa."

Não haveria nada de errado se ele estivesse sendo preso por invadir uma casa e fazer bagunça em excesso como foi alegado. Estranho porém, é um pequeno detalhe: a casa em questão pertencia a ele próprio!


“Há um milhão de homens negros presos nesse país e na última quinta-feira eu fui um dele”, afirmou, em entrevista publicada nessa terça-feira (21 de julho) pelo jornal “The Washington Post”. -
Henry Louis Gates Jr.


De fato o comportamento das pessoas tem sido naturalmente guiado pelo preconceito. Do "mais simples" como um comentário ao motorista de ônibus “Tinha de ser preto pra fazer uma coisa dessas” (eu sei que você ja ouviu isso), até as autoridades, como no caso da prisão de Henry Louis.

Nos pareceria no mínimo desconfortável e bizarro ser preso ao tentar entrar em nossa própria casa. Porém, como tudo é uma questão de escolhas, pode-se fechar os olhos e achar que foi um simples engano que o fato do professor ser negro não influenciou em nada, afinal, não sou negra e não passarei por isso, ou, sou um negro mas já estou acostumado. Ou pode-se escolher lutar contra o preconceito de diversas formas, e debater dizendo não ao preconceito é uma delas, além, é claro, de mostrar que não somos preconceituosos com as nossas atitudes (o que de fato é a maneira mais clara de se mostrar isso)
Deus nos fez únicos e diferentes uns dos outros, independente de religião ou crença amemos uns aos outros. Não quero fazer um discurso vazio, sozinhas não podemos nada, mas se começarmos de alguma forma, se debatermos o assunto, se não fizermos coro ao preconceito, estaremos de fato fazendo a escolha certa.
Será possível que pessoas continuem com a mente fechada e o comportamento preconceituoso?
Olhemos pra nós mesmos antes de mais nada. Mudemos nosso COMPORTAMENTO nas pequenas coisas. Examine sua MENTE! Olhar o próximo com amor e respeito independente de sua cor é o primeiro passo, feito isso (a mudança em nós), podemos sim mudar o comportamento do outro (ou pelo menos, incentivar).
Não concordar mas continuar calado?
Se mover e lutar por mudança?


Li em algum lugar uma frase mais ou menos assim:
“O que me imcomoda não é o coro dos maus, mas o silencio dos bons!“

Acho interessante finalizar assim para que possamos refletir. Todos temos uma escolha, vc já fez a sua? Que comportamento ira ter diante do preconceito q se manifesta nas grandes e pequenas coisas?

Deixo como sugestão esse vídeo que é bem interessante, (me peguei rindo do preconceituoso em questão) mas deixo a risada de lado pois até a quem não nos respeita, precisamos respeitar!





Segundo post! Valeu por vir aqui!!! :)


15 comentários:

  1. Mesmo com lei que coloca na prisão o ato de racismo, o próprio governo faz atos racistas, como por exemplo essa postagem e tambem o sistema de cotas em faculdades e outros concursos públicos.

    Dessa maneira o racismo nunca vai acabar...

    E através de atos racistas tão pequenos q as pessoas acham normal, como foi relatado nesse texto..

    Ninguem faz nada pra acabar com isso..



    Douglas

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o Douglas. O preconceito ja ta tão impregnado na gente que fica difícil de se livrar. Nas pequenas coisas é que a gente tem que fazer a diferença.

    Mais um post muito bacana.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post
    ;D

    O racismo é mesmo uma coisa que tem que ser combatido a partir das pequenas coisas!
    Concordo com a galera de cima!
    abraços

    ResponderExcluir
  4. Blog showww...
    Concordo com a galerinha aí d cima...
    Temos meeeeeeeeesmo q combater o racismo a partir das pekenas coisas e temos q o faze-lo de qualker jeito...!!!
    Menias Parabéns pela iniciativa d vcs...
    Mto bacana essa idéia...
    Precisamos msmo d espaços como este...
    Parabéns!!! Bjksssssss

    ResponderExcluir
  5. Concordo com todos os comentários postados acima, ainda complemento, NÓIS mesmo temos ou sofremos de algum preconceiro ou até mesmo o pré-conceito...
    As vezes deixamos de lado, coisas tolas, mais se pararmos pra ver, sempre há um preconceito !
    A humanidade é preconceituosa !

    Parabéns meninas, pelo post.
    beijos;*

    ResponderExcluir
  6. Mais um post super legal.
    Tenho que comentar do vídeo!!! Muito legal que o médico que cuidou do cara seja negro. Faz a gente pensar.
    Ja amo este blog.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  7. muito bom o post... bom assunto keria ve aqui falar do comportamento nos relacionamentos humanos familia amizade namoro

    ResponderExcluir
  8. ' gostei muito do post.. me identifiquei com ele não sei porqe ! .rs
    Parabéns. Olha, muitos acham que preconceito ja é coisa de passado , mais não é não... o preconceito se encontra constantemente em nossas vidas ... um exemplo vivo disso ? : um negro faz alguma besteira , comete algum erro , ai chego algm e diz : " TINHA QUE SER PRETO " ou " POR ISSO QUE EU NÃO GOSTO DE PRETO " ... bom ja canssei de ouvir isso , e não é por isso que eu tenho que me " acostumar " com a situação .. não, não , nada disso ! temos que fazer a diferença , chamar mesmo a atenção das pessoas pra esses " pequenos problemas " [ como elas mesmas dizem ]

    UNIDOS VENCEREMOS ! UNIÃO SIM , DISCÓRDIA NÃO !


    Wendel Tavares .

    ResponderExcluir
  9. Bem anonimo rs Certamente estaremos falando de todos os tipos de comportamento! Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  10. Poxa gostei abeça da iniciativa do site! As 2 postagens estão com um ótimo texto, coeso e coerente!

    Estão de parabéns Gurias!! Sugiro um próximo tema: Gripe A vs gripe comum e o pânico do povo)
    tá mais para um título de redação mas tudo bem! obs: Eu sei que eh chato sugerir mas eu fiz mesmo assim! rsrsr bjos!

    ResponderExcluir
  11. Nós achamos muito legal q vc tenha dado sugestão valeu!!

    ResponderExcluir
  12. O preconceito é, sem sombra de dúvida, a maior doença que existe. Pois ela é capaz de distanciar toda ação altruísta existente em nós. Somos levados a uma repulsa, quase que inconsciente, da ação solidária. Que bom seria se não fôssemos preconceituosos. Infelizmente, todos nos temos este vírus, e temos que nos vacinar contra isso diariamente para não nos contaminar.










    André Freitas- seminarista católico

    ResponderExcluir
  13. Acho que temos que começar por nós mesmos NEGROS ! Vejo em muitos casos, os negros ofendendo a eles mesmos... AA SAI DAÍ CARA TU É PRETO E NÃO PODE DAR OPNIÕES, eu cansei de falar e fazer brincadeiras indevidas.Não deveria mais acostumei a conviver com esses tipos de brincadeiras, Realmente eu não devo me acostumar com isso, e me calar em situações parecidas.

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito do post parabéns meninas e parabéns a todos q comentaram pois ao dizermos oq pensamos lutamos de alguma forma pelo preconceito, o vídeo é ótimo eu tb ri e o medico ser negro foi um ótimo final a reportagem também é interessante concordo com tudo oque foi dito
    Obs: O Blog está lindo!

    ResponderExcluir
  15. Parabén meninas pela bela iniciativa e pela criatividade, acredito q com a conscientização da massa todos os problemas q assolam o nosso território pátrio seram solucionados , mas logicamente isso só é possível com a ajuda dos nossos governantes.
    O racismo está presente na sociedade "por baixo dos pano".A maioria da população se diz livre do qualquer tipo de preconceito mas bem sabemos q isso é uma grande mentira por parte dos cidadãos , pois, como foi mencionado brilhantemente pelo Wendel, se uma pessoa negra comete algum ato vamos dizer "impróprio"
    todos apontam ou pensam no seu intimo "Tinha q ser 'NEGO'".
    Bom espero q isso mude e tambem espero q a postura dos próprios negros em relação aos preconceituosos q fazem brincadeiras indevidas, temos q perceber quando é apenas uma brincadeira e quando a pessoa quer ofender.
    Apesar de tudo temos q continuar amando uns aos outros e ñ tentar resolver isso de forma violenta.
    Muito obrigado pela atenção!;D

    Ass: Paulo Roberto

    ResponderExcluir